31 outubro 2007

BRASIL = BUROCRACIA ?

Acabo de ler no G1 que o Brasil caiu do 66º para o 72º lugar no Ranking de Competitividade Global elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. Isso se deve basicamente a duas coisas:

1) A Burocracia (ou seria burrocracia??)
2) A Corrupção

Fico imaginando que se eu fosse um tributarista ou um legislador, ao ler um artigo desses, eu gostaria de mudar algo, fazer que a coisa andasse... É claro que vale a pena elevar a condição brasileira para uma nação competitiva.

E para isso acontecer, diminuiria os impostos. Acertaria gastos... faria acontecer.

Mas isso é trabalhoso. E o brasileiro é um povo preguiçoso. Deixa como está.Ponto.

2 comentários:

César Augusto disse...

outro dia entrevistamos um produtor de vinho do porto, la em portugal. ele disse que o mercado do brasil eh interessantissimo, que eles gostariam de atuar muito mais por ai... mas que ele nao pode nem ouvir falar das leis brasileiras... que, alem do "por baixo do pano", o preco final do produto nao vale a pena... um vinho que eh vendido por cerca de 5 euros chega na mesa do consumidor por mais de 100 reais... ele nao se sente bem em explorar um cliente dessa maneira... sem ter culpa disso... eh justo?

Carlos disse...

É incrível! E ainda bem que tem gente que se sente mal quando a coisa é um pouco mais exagerada, como esse produtor. Como um produto que poderia valer 14 reais, alcança um valor de 100?