19 julho 2007

PAN 2007 = FESTA DE CUBA ?


Tenho visto alguns jogos no complexo do Riocentro e realmente as coisas não vão bem quando se trata de torcida brasileira.

Primeiramente o ranso nada saudável dos nossos torcedores acharem que qualquer jogo é um jogo de futebol. Ou seja, vaiam até no hino de outro país. Ora, que mal educados nós somos. Convidamos outros países para nossa festa, na nossa casa, e eles recebem de presente... vaias.

Outra coisa que me irrita muito é torcer por Cuba. Por dois motivos. Primeiro é que estamos torcendo para uma país que é forte no esporte (e apenas nisso, vamos combinar). Não precisa de muita força nem ajuda para levar um monte de medalhas.

Segundo que torcemos com garra e gritos de CUBA, um país decadente, pobre, totalitário e repressor. Uma Coreia no Norte no Caribe. Estamos exaltando o quê? Quem? Porquê? O que Cuba tem que nos faz ter orgulho de gritar seu nome a plenos pulmões e deixar de torcer para uma Guatemala que ainda nem ganhou uma medalha de ouro?

Talvez depois de perder para Cuba no vôlei e no Judô nesta quinta-feira, os nosso torcedores se deêm conta que torcer para Cuba é torcer ao contrário.

Ao contrário da liberdade, das medalhas e do nosso posicionamento no quadro geral de medalhas.

Que Viva a Guatemala!

Nenhum comentário: