26 novembro 2006

ABORTO = MENOS CRIMES ?














Ao ler meu livro de cabeceira (FREAKONOMICS) vi que tinha um capítulo que falava sobre este assunto e por isso resolvi criar o blog inteiro. Mas como aqueles assasssinatos no Rio na semana passada tiveram uma força tão grande, só agora pude colocar o tópico que daria início a este blog.

Sempre me perguntei: Como pode as pessoas que não têm dinheiro e nem uma casa decente para morar, ter mais de 1 filho... algumas com mais de 5 filhos! Além disso, normalmente essas pessoas ganham menos que um salário mínimo!

Agora pergunto... como pode uma criança nascer, crescer e se educar num lar que não tem condições nem para seus pais. Isso, é claro, se a “família” possuir um pai, o que na maioria das vezes nem existe. O percentual de chance que uma criança sem um lar decente vir a se tornar um criminoso é bem considerável.

A quantidade de jovens com menos de 16 anos tendo filho não é um caso isolado. Vemos isso todos os dias e o próprio site do IBGE mostra esse absurdo.

O que fazer? Obrigar o aborto para menores? Proibir ou incentivar o nascimento de apenas 2 filhos por mulher que não tenha condições financeiras?

Penso que a proibição é uma pena bem agressiva, mas e se a mulher trocar de marido e quiser ter outros filhos? Bem, então ela teria que ter uma renda que compensasse o gasto que ela terá?

Um cálculo tosco de gastos que um filho custa a uma família, do nascimento ao fim de uma faculdade (23 anos = 276 meses x R$ 2.000,00) é simples: R$ 552.000,00 (quinhentos e cinqüenta e dois mil reais)! Claro que isso é um custo para um filho que tenha feito cursos, médico, roupas, comida, escolas, faculdade particular, e gastando uns dois mil reais por mês. Talvez mais.. talvez menos.

O que me preocupa é que se cada mulher, sem renda, possa ter uma média de 3 filhos, e esses filhos, irão ter cada um mais 3 filhos (9) e assim por diante, o que teremos num futuro próximo (50 anos)? O aborto ou o controle de natalidade sempre estiveram na minha cabeça sempre que vejo dezenas de crianças cheirando cola na rua. São tantas... e sejam realistas: Serão os novos bandidos de amanhã!

Você pode até dizer: que nada.. alguns poderão virar professores, advogados, engenheiros... não seja louco de pensar que serão bandidos!

Pode até ser, e espero que o sejam. Mas não quero esperar para ver! É uma chance pequena que não vale o meu desconforto diário.

Mas o que isso tem a ver com Menos Crimes? De que estou falando?

Nos Estados Unidos, a criminalidade caiu nos últimos anos. Começaram a verificar o porquê de tal fato. Qual seriam as pistas para que isso estivesse acontecendo. Precisavam entender qual era a causa principal para a queda da criminalidade nos últimos 30 anos.

Investigaram tudo: Melhores policiais; Economia em crescimento; desenvolvimento do país; mais polícia nas ruas...

Todos essas coisas poderiam ter ajudado, mas não era a causa perfeita. Foi ai que chegaram a um caso antigo, e que mudou o futuro nos EUA.

O caso jurídico teve o nome de Roe x Wade. A " Roe" era uma mulher que havia engravidado, mas não possuía condições para criar o filho que nasceria.Entrou na justiça para que pudesse abortar. Assim, foi criada a nova lei que permitia o aborto.

Pois eis o fato que mudou o futuro nos EUA.

Por causa deste caso, centenas de milhares de mulheres americanas que não tinham condições para terem suas crias, ABORTARAM!

A conseqüência deste ato foi enorme: 16.000.000 (dezesseis milhões) de crianças não nasceram em lares destruídos ou sem condições. E quando pesquisaram o porquê da baixa taxa de criminalidade, perceberam que aquelas crianças teriam enormes chances de serem os criminosos de hoje. E a estatística sobre a criminalidade constata que os bandidos possuem, na média, idade entre 18 a 33 anos. A idade que aquelas crianças que não nasceram estariam hoje!

Estava resolvido o grande mistério!

E agora? Vamos esperar essas milhões de crianças que ainda irão nascer ? Ou será que devemos repensar os futuros nascimentos?

3 comentários:

Anônimo disse...

IMagino a loucura que isto está! É uma pena. E agora par piorar acabo de abrir o Globo Online como todas a manhãs e a primeira noticia que leio: " Ônibus com turistas ingleses assaltado no Aterro". Os turistas tinham acabado de chegar e estavam indo do aeroporto para o hotel.
Infelizmente, sinto-me muito mais seguro aqui onde estou, mas não precisava ser assim.

Anônimo disse...

KK...muito boa sua enquente...realmente essa estatistica existe...qndo a mulher fica gravida aqui a primeira pergunta e se ela quer tirar o bebe....nao importa os motivos ...eles nao querem saber ...se a mulher quizer tirar vao apoia-la de qq maneira e se ela nao tiver dinheiro para pagar o aborto o governo paga...nao e q eles incentivam isso...e pq tem q ser de acordo com a vontade da mulher....e uma crianca indesejada e muito pior q um aborto....mas valeu gostei do seu blogger....

Anônimo disse...

lembrando que o mundo nao suporta os 6,5 bilhoes de humanos q existem

imagine daqui a alguns anos?